domingo, 11 de abril de 2010

Crónicas de uma rapariga gira [2ª Série] 9ª

Viajar.
O que é viajar? Sair daqui do meu sofá para ir ao café da esquina? Sair de casa para ir trabalhar? Navegar na internet? As memórias do que foram as nossas experiências? Apanhar o avião? Deixar de estar perto dos que amamos? Sonhar com onde gostaríamos de estar? Perder a noção da realidade? Estar deitada a ver um filme? Mas afinal o que é viajar?

Lembro-me de viajar a ouvir sempre a mesma música. Lembro-me do tempo das K7's em que gravava a mesma música várias vezes de um lado e do outro, para não ter de puxar atrás. Lembro-me de várias viagens Porto-Lisboa a ouvir Let it down dos Radiohead. Lembro-me que viajava muito mais do que os quilómetros que o meu carro fazia. Por exemplo, agora estou a ouvir essa mesma música e as viagens que consigo fazer são imensas. Recuei até um concerto de Wim Mertens que assisti na primeira fila, pela sorte dos que arriscam em cima dos acontecimentos. Também me fez lembrar como as oportunidades quando não aproveitadas se vão embora sem dizer adeus quando não aproveitadas. Esta é daquelas músicas com uma capacidade de provocar viagens incríveis. Como daquele que não compreendia como é que o meu sobrenome não era de uma família conhecida. Tantas viagens que não me apetece partilhar.

Será que as viagens desta música são menos viagens do que os kms que farei até às Honduras? Para mim as músicas fazem-me viajar pelo passado, pelo futuro e, ainda ajudam a memorizar o futuro. Não sei bem se viajo mais de avião ou a ouvir música. É por esse motivo que gosto de concertos. Não é pela qualidade da composição, mas simplesmente pela qualidade da viagem. Para alguns as drogas têm o mesmo efeito. Para mim, basta-me a música. Nem preciso de aviões para viajar. Contudo, não sei se é boa ideia viajar tão activamente ao som de uma música que me trás tantas memórias e recordações de passageira pelas experiências da alma.

Viajar? Afinal será preciso sair de casa para viajar?



Sem comentários:

Enviar um comentário